Powered By Blogger

ESPAÇO NATURAL AFRICANO

A África é o terceiro maior continente da Terra, com cerca de 30,2 milhões de quilômetros quadrados. Possui em torno de 900 milhões de habitantes e 53 países. O continente africano é famoso por suas belezas naturais, principalmente em relação à vida selvagem. Possui diversos vales férteis, além de grandes desertos, como o do Saara - maior deserto do mundo -. A África é conhecida também por ter uma grande diversidade, em relação a tudo, incluindo o contraste de riqueza e pobreza existente. Faz fronteira com a Ásia e a Europa, sendo separada da Europa pelo Mar Mediterrâneo e ligada a Ásia pelo nordeste, na área correspondente ao istmo de Suez. O norte do continente é banhado pelo Oceano Atlântico na costa ocidental, e pelo Oceano Índico, na oriental.

Vegetação

A vegetação é originada de acordo com os climas, existindo então três tipos de vegetações mais marcantes na África:
• Florestas Equatoriais: Encontram-se nas baixas latitudes do continente, referente a parte centro ocidental. Em relação a localização que influencia muito também nas temperaturas são áreas que apesar de úmidas são muito quentes e por causa disso possui um solo muito pobre. As árvores desse tipo de vegetação podem chegar até 60 metros de altitude.
• Savanas ou Cerrados: Surge a partir do clima tropical, onde encontra-se estação seca - o inverno - que bloqueia o aparecimento de florestas. Essa vegetação é caracterizada por plantas rasteiras (hérbaceas) e árvores de pequeno porte.
• Desertos: São as áreas desérticas correspondentes ao Saara, Kalaari, Arábia e Irã. Não possuindo vegetação permanente é comum em alguns lugares o aparecimento de "ervas rasteiras" depois de chuvas. E também nas regiões onde nasce o lençol freático podem surgir tamareiras.
As florestas, concentradas principalmente nas zonas costeiras e nas áreas de menor altitude no interior, abrigam espécies de grande valor comercial.Devido à intença exploração, entram-se reduzidas a um terço da área original.O desmatamento contribui para a desertificação do continente.


Savana.



Deserto do Saara.


Floresta equatorial do Congo