Powered By Blogger

ESPAÇO NATURAL AFRICANO

A África é o terceiro maior continente da Terra, com cerca de 30,2 milhões de quilômetros quadrados. Possui em torno de 900 milhões de habitantes e 53 países. O continente africano é famoso por suas belezas naturais, principalmente em relação à vida selvagem. Possui diversos vales férteis, além de grandes desertos, como o do Saara - maior deserto do mundo -. A África é conhecida também por ter uma grande diversidade, em relação a tudo, incluindo o contraste de riqueza e pobreza existente. Faz fronteira com a Ásia e a Europa, sendo separada da Europa pelo Mar Mediterrâneo e ligada a Ásia pelo nordeste, na área correspondente ao istmo de Suez. O norte do continente é banhado pelo Oceano Atlântico na costa ocidental, e pelo Oceano Índico, na oriental.

Clima

O clima da África é em geral, tropical. Porém, varia muito em da altitude e da distância do litoral.Áreas de precipitações abundantes contrastam com outras extremamente secas.Possui também zonas equatoriais, caracterizadas por áreas extremamente úmidas, temperatura elevada e muitas chuvas. A seguir possuem duas zonas tropicais úmidas, uma embaixo, no sul e outra no norte. Este clima caracteriza-se por duas estações bem definidas, uma úmida no verão e uma seca no inverno.
A area correspondente ao Saara e Kalaharí, possui um clima desertico, com altas temperaturas durante o dia inteiro e esfriamento á noite. É um clima muito seco e poossui poucas chuvas. Nas extremas norte e sul correspondente ao Atlas e a região do cabo possui um clima mediterrâneo seco, com chuvas na primavera e outono, e estiagem no verão.