Powered By Blogger

ESPAÇO NATURAL AFRICANO

A África é o terceiro maior continente da Terra, com cerca de 30,2 milhões de quilômetros quadrados. Possui em torno de 900 milhões de habitantes e 53 países. O continente africano é famoso por suas belezas naturais, principalmente em relação à vida selvagem. Possui diversos vales férteis, além de grandes desertos, como o do Saara - maior deserto do mundo -. A África é conhecida também por ter uma grande diversidade, em relação a tudo, incluindo o contraste de riqueza e pobreza existente. Faz fronteira com a Ásia e a Europa, sendo separada da Europa pelo Mar Mediterrâneo e ligada a Ásia pelo nordeste, na área correspondente ao istmo de Suez. O norte do continente é banhado pelo Oceano Atlântico na costa ocidental, e pelo Oceano Índico, na oriental.

Hidrografia

O continente africano possui poucos rios, principalmente nas áreas que correspondem ao deserto. Os que são encontrados localizam-se nas regiões tropicais e equatoriais e são muito extensos e volumosos; alguns chegam a atravessar o deserto. O principal rio da hidrografia africana é o Nilo, que possui uma grande importância história e também é o segundo maior rio do mundo, perdendo apenas para o Rio Amazonas. Além do Nilo, existem também o Congo, o Zambeze e o Niger.
Quanto aos lagos, a África possui muitos extensos e profundos e em sua maioria situam-se ao leste do continente, como o Tanganica, Rodolfo, Niassa e Vitória.



Rio Nilo, rio de maior importância do continente.


Rio Niger


Rio Zambeze


Rio Congo


Lago Niassa